top of page
  • - Quando buscar psicoterapia?
    A psicoterapia pode ser vista enquanto possibilidade de auxílio e melhor elaboração de situações cotidianas da vida de forma preventiva, por situações de desorganização emocional momentâneas ou por indicação de necessidade de acompanhamento de quadros de adoecimentos psicológicos importantes. Por isso, é indicado que se avalie os objetivos e motivações presentes para iniciar um processo psicoterapêutico. Alguns objetivos comuns na busca por psicoterapia está o desejo de desenvolver autoconhecimento e fortalecimento da autoestima; psicopatologias; ressignificar história de vida e situações traumáticas; elaboração de luto por morte de ente querido; por términos de relacionamento, ou perda de papel significativo; auxílio na transição de momentos significativos e entre outras motivações possíveis.
  • - A Psicoterapia On-line é segura?
    Sim. Os atendimentos remotos estão previstos nas resoluções n° 11/2012, 11/2018 e 04/2020 do Conselho Federal de Psicologia. O sigilo e a confiança na relação terapêutica continuam sendo as bases para o desenvolvimento de um bom trabalho entre cliente e psicoterapeuta. No entanto, é fundamental que a cliente escolha um espaço reservado e seguro para livre expressão de sentimentos e emoções. Além disso, é recomendado que a cliente só utilize de dispositivos (computador, tablet e smartphone) que sejam próprios e também use os fones de ouvido durante todo o atendimento.
  • - Precisa de encaminhamento para iniciar a psicoterapia?
    Não precisa, embora muitos casos cheguem ao processo psicoterapêutico após indicação de outros profissionais. Mas não é necessário para que alguém inicie o acompanhamento.
  • - Tenho receio de alguém escutar o meu atendimento. Como faço para evitar que isso aconteça?
    De fato, esse risco existe no atendimento online. Por isso, costumo passar algumas orientações para evitar situações de falta de privacidade durante os atendimentos: >> Esteja sozinha e em posição confortável no cômodo que escolheu para seu atendimento, >> Se perceber que, mesmo fechando a porta, é possível que outras pessoas consigam escutar o conteúdo de sua fala em outros cômodos da casa, deixe uma TV ou aparelho de som ligado nesses lugares, durante seu período de atendimento; >> Não esqueça de sempre usar fones de ouvido; >> Negociar com as pessoas que moram com você é sempre uma possibilidade. Deixe as pessoas avisadas de que onde você está em período específico, acontece seu atendimento de psicoterapia e combinem a viabilidade das pessoas se ausentarem dentro desse tempo e até outras possibilidades; >> Se mesmo seguindo essas orientações não conseguir estabelecer um espaço privado e confortável para seu atendimento, minha recomendação é que considere buscar atendimento psicoterapêutico local. É fundamental que você se sinta tranquila e segura para expressar-se livremente em seu processo psicoterapêutico e, provavelmente se desenvolverá melhor, conforme as condições privacidade e conforto forem atendidas.
  • - Atende por convênios?
    Não. No momento, apenas atendimentos particulares. Há a possibilidade de reembolso por convênio. Nesse caso, é importante você verificar junto ao seu convênio se ele realiza este procedimento e quais documentos são necessários que a psicóloga emita para que liberem o reembolso parcial ou total por parte da empresa do seu plano.
  • - O que é Psicodrama?
    É a abordagem terapêutica que utilizo na condução e estudos teóricos dos casos clínicos que acompanho. Esse é um direcionamento teórico que me permite compreender o humano como ‘um ser em relação’. Desse modo, em cada caso que atendo, busco compreender como foram construídas relações mais significativas, quais os entrelaçamentos de sua história com outras histórias e quais os impactos e construção de dentro das demandas pessoais apresentadas. O objetivo é desenvolver a espontaneidade e criatividade diante do conflito de ser quem se é em meio às expectativas do meio social.
bottom of page